Sobre Rio Bonito
» História de Rio Bonito
» Geografia de Rio Bonito
» Hino de Rio Bonito
» População de Rio Bonito
» Personalidades de RB
» Turismo de Rio Bonito
» Mapa de Rio Bonito
Comércio e Serviços de Rio Bonito
» Alimentos e Bebidas
» Animais
» Beleza e Estética
» Casa e Decoração
» Colégios e Cursos
» Comer Bem
» Comunicação e Propaganda
» Construção e Reforma
» Esporte, Turismo e Lazer
» Festas e Eventos
» Finanças e Negócios
» Informática
» Lojas e Comércio
» Medicina e Saúde
» Moda e Acessórios
» Profissionais e Serviços
» Veículos
Guia RB
» Notícias de Rio Bonito
» Jornal Folha da Terra
» Jornal Gazeta Rio Bonito
» Jornal O Tempo em Rio Bonito
» Entrevistas
» Colunas
» TV Rio Bonito
» Cultura
» Fotos de Eventos
» Blogs de Rio Bonito
» Notícias de RB por e-mail
Comercial :: Guia RB
» Anuncie sua Empresas
» Hospedagem de Sites
» Fale Conosco
 
Anuncie com 50% de Desconto

Ator Zeca Novais com “Novas Perspectivas”

17/01/2010 21:43:33

Flávio Azevedo

Vencedor do prêmio de melhor ator do Festival Estadual de Teatro (Fetaerj), de 2007, com o espetáculo “Esperando”, do grupo Interferência Cia de Teatro de Rio Bonito, e semifinalista, também em 2007, do Concurso Malhação do Caldeirão do Huck, da TV Globo, o ator José Carlos Gomes Novais Júnior, o Zeca Novais, faz um balanço das suas atividades em 2009. Embora o ator reconheça que durante o ano que passou, a sua carreira tenha ficado um pouco esquecida, ele diz que “tudo valeu à pena. Tenho orgulho de dizer isso, porque em 2009, me dediquei a tornar realidade o meu grande sonho, o Projeto “Lona na Lua”, que apesar das dificuldades e do pouco apoio que recebe, hoje, já tomou corpo e todos sabem o que é”, comemorou.

O ator, que também é colunista da GAZETA e recebeu uma moção de aplausos do vereador Marcos Botelho (PR), pelo texto “A Invasão das Baratas”, publicado na edição 337, fez uma retrospectiva das apresentações do “Lona na Lua”, que estreou em Lavras, no dia 17 de maio. “Como toda estreia, houve muito nervosismo, mas o evento superou as nossas expectativas”. Já a apresentação da Serra do Sambê, o ator aponta como aquela que teve mais interatividade com o público. “A Serra do Sambê é um celeiro de artistas, e como vários deles participaram, a montagem foi bem mais fácil. Recebemos, inclusive, uma carta de agradecimento muito carinhosa dos moradores”, revelou.

O idealizador do projeto “Lona na Lua” acredita, que a apresentação do projeto na Praça Cruzeiro, num dia frio e chuvoso e com a concorrência do futebol, foi o evento mais desafiador para a sua equipe. “Na verdade, esse bairro está nos meus planos para o futuro e nós vamos recuperar a auto-estima dos cruzeirenses, principalmente para o carnaval, que além de ser cultura, tinha muita tradição naquela localidade”, analisou.

Um sonho

Falando sobre o projeto “Lona na Lua”, Zeca Novais revela que o seu grande sonho era criar uma ferramenta que revelasse talentos, “mas dando a essas revelações uma perspectiva diferente da que eu tive quando comecei a minha carreira”. Segundo o ator, que se emociona ao lembrar algumas experiências vividas ao longo da sua tragetória, durante muito tempo ele e muitos outros que tinham futuro promissor não chegaram a lugar nenhum, porque Rio Bonito não cultiva o hábito de incentivar os seus talentos. “Às vezes, quem devia incentivar me aconselhava a desistir”, lamentou.

O ator tem como grande objetivo utilizar a estrutura do projeto “Lona na Lua” para dar novas perspectivas, sobretudo as crianças, que gostam de teatro, de música, de artesanato, de pintura, de esporte, entre outras coisas que ele pretende oferecer num local que ele chama de Lona Cultural, que vai se intensificar a partir de abril. “Na verdade, o nosso sonho é, além de estimular a cultura, contribuir para a formação de pessoas conscientes, uma carência que percebemos ser conveniente a alguns”, ponderou.

 

Novas Perspectivas

Como um bom brasileiro, o ator Zeca Novais disse que não desiste nunca e essa persistência pode estar frutificando. De acordo com ele, “o projeto “Lona na Lua”, hoje, conta com a parceria da Companhia de Teatro Contemporâneo, do Rio de Janeiro, que é apoiada por vários parceiros, entre eles, a estatal Furnas Centrais Elétricas. “Acreditamos que o pior já passou, porque também contamos com o apoio do presidente da Câmara Municipal, o vereador Fernando Soares (PMN), da deputada federal Solange Almeida (PMDB) e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito, o empresário André Goettert”.

O espetáculo Sítio do Pica Pau Amarelo que os integrantes do “Lona na Lua” apresentaram no último dia 10 de dezembro, no Motorista Futebol Clube, em parceria com o Colégio Cenecista Monsenhor Antonio de Souza Gens (CCMASG) é o modelo de trabalho que o ator idealiza para o futuro. “Eu recebi uma carona da orientadora pedagógica Ana Cláudia Araújo, e ela me perguntou, se era possível fazer um espetáculo com a participação de 57 crianças da alfabetização em cena. Eu encarei como um desafio e acho que agradamos o público”.

No caminho certo

Encerrado o espetáculo, o diretor do CCMASG, Carlos Alberto Machado, o professor Betinho, lembrou que “o grupo teve origem conosco, porque seu idealizador durante muitos anos foi aluno da instituição, onde fez as suas primeiras apresentações”. Já a orientadora Ana Cláudia Araújo citou a dedicação, o compromisso e a responsabilidade dos integrantes do projeto, “o que certamente contribuiu para que o evento fosse esse sucesso!”, disse.

O produtor teatral Dinho Valadares, da Companhia de Teatro Contemporâneo acompanhou a apresentação e falou sobre a parceria dos projetos Novas Perspectivas e “Lona na Lua”, sendo que esse, desde maio de 2009, desenvolve oficinas de teatro nas comunidades carentes de Rio Bonito.

– Essas atividades foram intensificadas em novembro de 2009, com ensaios na CDL, quando o “Lona na Lua” passou a ser parceiro do projeto “Novas Perspectivas” e contar com o patrocínio de Furnas Centrais Elétricas. Aliás, o primeiro resultado já pode ser visto com apresentação do espetáculo Sítio do Pica Pau Amarelo, realizado no encerramento do ano letivo da alfabetização do CCMASG – analisou Valadares.

Compartilhe:

Publicidade/Links Patrocinados:

.:: Destaques ::.