30/12/2009 11:01:50
Flávio Azevedo
Nos próximos dias, milhares de pessoas estarão pegando a estrada para curtir a virada do ano e o período de férias escolares em outros centros. Por menor que seja a viajem, a pessoa deve ter entre as suas preocupações a revisão do carro. A medida é uma forma de garantir mais tranquilidade e segurança, para quem quer saber apenas de sombra e água fresca.
Especialistas e mecânicos recomendam que as velas de ignição, freios, correia-dentada, fluido de freio e óleo passem por uma revisão. Esses são apenas alguns dos itens que devem ser checados nos mínimos detalhes. É indispensável verificar anualmente, ou a cada 10.000 km rodados, todos os componentes do sistema de freios: nível do fluído, estado das lonas e dos tambores, além de eliminar eventuais vazamentos.
Os cabos de ignição e bateria também não podem ser esquecidos. No caso das velas, apenas uma em mau estado pode resultar na diminuição da potência do motor e provocar falhas durante a viajem. Por sua função de fornecer a energia do carro e alimentar o sistema de ignição no momento da partida do veículo, a bateria também merece uma atenção especial. Carros com injeção eletrônica não devem pegar no tranco, pois este procedimento pode danificar a injeção de combustível, a correia dentada e o cabeçote. Caso ocorram danos a esses componentes, o prejuízo pode ser grande.
Outro item a ser observado com atenção são os pneus, elementos fundamentais para a segurança da viagem. É importante verificar também, a suspensão, o alinhamento, o balanceamento e a água. O estado dos pneus é primordial para que o viajante faça uma viajem segurança. Um alerta dado pelos especialistas é que a qualidade dos pneus não deve ser mensurada apenas observando o seu desgaste, mesmo que o pneu não esteja careca, ele pode, em muitas ocasiões, estar precisando ser trocado.
Outro item de extrema importância são os faróis. Eles devem ser checados com equipamentos especiais que regulam a altura e a intensidade da luz. As lanternas dianteiras, traseiras, o alerta e a luz do freio também devem estar em perfeito funcionamento. As palhetas do limpador de para-brisa figuram entre os itens mais importantes de segurança no trânsito. Devido às constantes exposições às mudanças de temperatura, sol, chuva e substâncias corrosivas presentes no ambiente, os danos são frequentes, o que exige que as palhetas sejam trocadas pelo menos uma vez ao ano.
Copyright © 2003 - 2024 Todos os direitos reservados - Produzido por Guilherme Faria
Rio Bonito no